sexta-feira, 2 de março de 2007

Independência ou morte!

Eu tenho uma preocupação na minha vida que é ser independente. Independente em todos os sentidos porque eu odeio dependência. Quero independência financeira, emocional, profissional e pessoal - e qualquer outra mais que tiver por aí.
O meu pavor à dependência não inclui apenas a minha dependência, mas a dependência de quem quer que seja por mim. Não gosto que me esperem para tomar decisões, atitudes, assumir responsabilidades. Claro que as vezes é necessário, mas isso quando a coisa é conjunta, o que na verdade não configura mais dependência, mas respeito.
Sei que isso é um pouco preocupante, pois um dia, algumas pessoas inexoravelmente dependerão de mim e eu não poderei condená-las por isso - os filhos! Mas também eles só vão ter essa moral enquanto forem crianças, acho muito importante a pessoa aprender a se virar desde cedo...
Enfim! Foi só um desabafo, porque a depender de alguém para poder fazer alguma coisa às vezes me faz sentir muito limitada!

16 comentários:

  1. Eu compartilho totalmente desse seu pavor. Alias, pra mim ter alguem que dependa de mim nao tem tanto problema, alias, pode ateh ser que eu curta um pouco, porque com isso vem a prerrogativa de controlar a situacao. E controle eh comigo mesma!

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui educado pra me virar, desde cozinhar até lavar e passar minhas próprias roupas.
    Claro que uma criança não gosta muito disso mas foi fundamental pra minha vida e meu crescimento.
    Ser independente é fundamental mas tras consigo muitas responsabilidades. Tudo tem seu preço né, hehehe.

    P.S: Não apaguei nenhum comentário seu Paloma. Sumiu um?? Eu quero de volta, buaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Eu sou totalmente dependente. Pra tudo. Até de vc. No momento, por exemplo, EU PRECISO saber pq o contador de visitantes ficou tão feio de repente... rs. Credo, se não consertarem, vou tirar aquilo do meu blog. Parece que foi feito no Paint! rsss.

    ResponderExcluir
  4. Oi suas palavras estão muito bem declarada realmente me encantei com cada linha e posso te dizer que estou a passar por umas situações como essas.

    ResponderExcluir
  5. Sou igualzinha!
    A primeira coisa que eu quero na minha vida, antes de tudo, é independência!

    beeijo

    ResponderExcluir
  6. no fim o único ser realmente independente é um eremita, nós nunca escaparemos à esta corrente de necessidades, não dá para não se envolver com outros, não pode ser só usar a nosso bel-prazer e pular fora, quem tenta agir assim se arrepende, eu tento muitas vezes agir assim mas caio na minha própria armadilha...

    ResponderExcluir
  7. Se tu já tens a consciência de que pessoas no futuro irão depender de ti, "inexoravelmente" já tens consolidada a idéia de tua independência. Creio que estás trabalhando para isso.
    Todo mundo, a uma determinada fase da vida fica a fazer conjeturas, e isso cabe esta preocupação... terei ou não um bom emprego, serei de fato indenpendente. E via de regra todos os que se envolvem com esse trabalho de preocuparem-se com o futuro, chegarão a um estado de independência, faltalmente.
    Uma independência real, não como a do Brasil, cujo jargão utilizastes como nome do texto, que ainda hoje vivemos sob a tutela de países mais fortalecidos, por uma unica questão, a de não vermos aue a muito tempo, desde o nosso surgimento somos auto-sustentáveis, temos riquezas inexploradas e um potencial humano forte.

    Um beijo

    Naeno

    www.poemusicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ricardo,
    concordo em parte com vc - pq na verdade se envolver é diferente de depender, né?
    adoro viver cercada de pessoas, com as quais me envolvo e não sei ser diferente! não sou tão individualista ssim!
    mas a dependência acho algo muito maléfico, (pelo menos pra mim)!
    bj

    ResponderExcluir
  9. " Vagueando por aí , sem itenerário ou destino , vou parando aqui ou ali , deixando esta mensagem ...

    Resto de um bom fim de semana ...

    ResponderExcluir
  10. Todos nós somos dependentes. Eu dependo do quitandeiro para comprar o meu queijo. E o quitandeiro do carinha que cuida do gado, que por sua vez depende do caminhoneiro para fazer o transporte. O que não dá pra ser é escravo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Das independências que adquirimos ao longo da vida, ou querermos adquirir, a que me é mais inatingível é a emocional...
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  13. Somos duas! Uma boa frase sobre a maternidade: Ser mãe é tornar-se desnecessária. Isso é ótimo, não é? Filhos felizes e independentes. Funciona, pelo menos na teoria.

    Independência... Quero muuuuuuito! Quarta eu ganharei na mega sena, meio caminho andado! heheheheh

    ResponderExcluir
  14. Ah, procuro isso tb, mas devo confessar que tenho lá minhas dificuldades...

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Sempre fui neurada com a questão de ser independente. Creio que por isso fiz tudo direitinho: arrumei emprego bem nova, paguei minha faculdade, comprei tudo que tenho e pago minhas despesas. Independência é a liberdade que precisamos em muitos momentos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Estive por aqui.
    E desejo felicidades.
    Manuel

    ResponderExcluir