domingo, 4 de julho de 2010

Punta del Este

Em homenagem ao Uruguai, único Sul Americano que continua vivo na Copa, vou, enfim, fazer minha postagem sobre Punta del Este.

Punta fica a duas horas de carro de Montevideo. Dá para ir de ônibus tranquilamente, assim como para Colonia. Mas uma vez lá, carro é fundamental. As distâncias são relativamente grandes e táxi não é barato. 

Punta ferve no verão (vide esta reportagem aqui). Mas no inverno, mesmo muito bonita, não tem tanto  charme assim. (De qualquer modo, esse esquema do verão também não me atrai muito).

É um balneário bonito, bem organizado e cuidado e caro. Não muito mais caro que Praia do Forte, por exemplo, mas é realmente um lugar de gente rica. Que tal um almoço na beira do mar e um brinde com Möet & Chandon? Gostou? Pois é, acontece lá, em mesinhas na calçada, em pleno inverno. Chato né?

E gastar U$ 100 em menos de cinco minutos na roleta do cassino do chiquérrimo Conrad? Fácil também.

Conrad

Como eu não tenho essa bala toda na agulha, fiquei hospedada no hotel Camelot, em frente ao lindo hotel boutique AWA. Bem pertinho do shopping, mas longe da orla. O Punta Shopping é pequeno, mas tem lojas de marcas famosas (inclusive, eu nem sabia que a Victoria Beckham tinha grife...). Não comprei nada lá.

A Costa é dividida em duas "orlas": a Playa Mansa e a Playa Brava. Em ambas, prédios altos e avenidas largas e compridas. A Playa Mansa deve ser um sonho no verão! A faixa de areia é boa e o mar bem calminho. É lá que fica o Conrad, hotel chiquérrimo da rede Hilton. Na Playa Brava fica la mano, a famosa escultura dos dedinhos dedões saindo da areia.

La Mano

Playa Mansa

Entre uma e outra tem o Porto e uns quarteirões com lojas e restaurantes e hotéis. Bem legal e chique. É nas imediações do Porto que acontecem aquelas cenas que descrevi mais acima. O porto de Punta em nada se assemelha aos portos daqui. Na verdade, está mais para marina, com tantos veleiros e outros barcos lindos. Um passeio de bicicleta ou a pé nesta região é muito gostoso.

Porto

Mais distantes do centro e diametralmente opostos, temos La Barra e Punta Ballena. 

Em La Barra, passamos apenas de carro, contemplando as mansões e condomínios de luxo, a expansão da cidade e muitos bares/cafés/lanchonetes/restaurantes fechados. Devem estar em ebulição no verão.

Em Punta Ballena, o grande atrativo é a Casapueblo, do artista Carlos Paez Vilaró, uma mistura de casa, ateliê e museu à beira-mar. Um lugar lindo e curioso. As obras do artista também são maravilhosas! Se eu pudesse teria trazido uma para casa! (existem réplicas a preços acessíveis para quem se interessar)

Casapueblo

Bem, achei o Uruguai um lugar so so para se visitar, mas para quem quiser mesmo assim, Punta é indispensável!

9 comentários:

  1. Amiga, adorei essa casapueblo!!! Em frente ao mar... que chato, hein?

    beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gostei das fotos de Punta. As de Montevideo n me animei nao! Gostei, gostei!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu gostei das fotos de Punta. As de Montevideo n me animei nao! Gostei, gostei!

    ResponderExcluir
  4. Essa Casapueblo é um sonho!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser uma delicia esse lugar! E esses dedões, adorei!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Gostaria de conhecer Punta! Amei essa Casapueblo, queria morar aí para sempre. Hahahaha

    Viajar é o que faz a vida mais feliz, não é?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Endosso o coro do: "deve ser um sonho esta Casapueblo". Gostei das fotos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, estava procurando blogs que falassem de Punta e sobre os hotéis de lá. Vi esse Camelot e me interessei. O que você achou ?

    obrigada
    Pamela

    ResponderExcluir
  9. Pâmela,

    É um hotel meeiro. se a intenção é economizar, é uma boa pedida, mas acho que hotéis mais perto da orla são mais interessantes!

    bjos

    ResponderExcluir