segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Passando o tempo

Dia 04/01 entregamos nosso apartamento e deus-sabe-quando vamos nos mudar pro próximo. Enquanto isso, em meio a caixas e muita bagunça, passo os dias na casa da sogra. Pra distrair minha cabeça da ansiedade, a primeira semana foi de livro e cinema.

Eu estava com 8 livros novinhos em folha pedindo para serem lidos, mas otimista que estava, empacotei tudo, achando que logo logo os desempacotaria no apê novo. Daí que no último dia de 2009 terminei de ler Razão e Sensibilidade e fiquei de mãos vazias! A sorte foi que a amiguinha levou para a viagem Ponto de Impacto de Dan Brown e meio a contragosto, resolvi começar a lê-lo.

O tema em princípio não me despertou muito interesse, mas uma coisa parece certa: Dan Brown sabe prender a atenção do leitor! [eu disse "parece" pois este é apenas o segundo livro dele que leio] A dinâmica é rápida e a gente fica logo curioso pra saber o que vai acontecer. Graças a Deus, pois assim pude ocupar algumas horas da minha semana. O final é digno de filme americano: o mocinho se dá bem e o vilãozinho se dá mal, num contexto bem clichê! De qualquer forma, achei bom entretenimento.

No sábado passado, eu e marido resolvemos assistir a Avatar. Já tinha um tempão que não íamos ao cinema e resolvemos ir ver "colé de mermo" desse filme. Sem falar que nunca tínhamos assistido a nada 3D - nem no tempo dos óclinhos de papel lado azul, lado vermelho...

Para quem ainda não conhece a história, o filme se passa em 2154. Um novo planeta chamado Pandora é descoberto por cientistas. Este planeta tem alta concentração de um minério muito valioso e é habitado por seres humanóides que vivem integrados à sua floresta- um ambiente hostil aos que não dominam os seus segredos. Os cientistas criam criaturas (redundância necessária) semelhantes aos nativos, mas cujo cérebro é comandado pelo seu "equivalente" humano. Ou seja, as criaturas são avatares dos humanos, daí o nome do filme. Um desses avatares se perde na floresta e passa viver com os nativos assimilando seu modo de vida. Paralelo a isso os humanos desejam expulsar os nativos para explorarem a floresta. Aí começa a guerra e também um romance.

O filme é bonitinho, mas a parte dos combates achei bem chata e cansativa. Até eu que não sou muito ligada em efeitos especiais e ficção científica achei esse aspecto bem bacana. No mais, nada demais! Mas uma coisa é certa: James Cameron sabe ganhar dinheiro!

4 comentários:

  1. É a 1ª vez que passo por aki, mas vou voltar mais vezes. Neste momento tem que ter paciencia, mudança não é fácil! Eu não me interesei em ver Avatar, mas depois de tantas criticas positivas e recordes de bilheteria, comentários no jornal, fiquei curiosa...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu nunca li Jane Austen? Tenho vontade de ler.
    Vou provindenciar assim que terminar de ler o novo da Marian Keyes.

    :**

    PS: Avatar não vi, nem tive vontade de ver.

    ResponderExcluir
  3. Então........... Avatar é filme de menino, né? hauhau Sem as batalhas, num ia ter graça pra eles,oras! huahaua

    Eu não vou negar que amei as cenas de batalhas, os efeitos e tal e foi o que salvou. Entrei naquele universo totalmente e saí da sala de cinema querendo ser azul! hauhau O problema todo, pra mim, foi a historinha... Franquinha demais... Bem x Mal. Natureza x humanos x evolução tecnológica.... E por aí vai...

    O bom do filme também é que ele é bemmm feminista... Na verdade, Cameron é super feminista... Dê um saque nos filmes dele: todas as heroínas são mulheres super fortes e inteligentes(Alien, o Segredo do Abismo, + _ Avatar...)

    Assim... Gamei...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Nati,
    só li Razão e Sensibilidade. Em alguns momentos a leitura é bem arrastada, mas tem uma ironia ora sutil ora escancarada que deixa o livro mais interessante. No final a trama ganha fôlego, mas o desfecho não surpreende. Acho que vale a leitura!

    Marivone,
    não tinha visto sob essa ótica feminista... interessante ponto de vista!

    beijos a todas1

    ResponderExcluir