domingo, 30 de setembro de 2007

Domingo no Caminito

As pessoas fazem muito terrorismo em relação a Buenos Aires. A todo instante andávamos tranquilos nas ruas. Uma vez ou outra levávamos alguns sustos, muito mais pelo que nos falaram do que por qualquer iminência de perigo.

O bairro turístico mais mal falado é o La Boca. Segundo os alarmistas, lá todo cuidado é pouco! Pegamos o táxi e chegamos na adorável esquina na qual começa a rua que tem jeito de cenário de programa infantil (dos legais, tipo o sítio!!). Mesmo quem não conhece Buenos Aires já viu a foto de alguém sob uma placa "Caminito Tango". Isso nada mais é do que a placa de uma loja que fica bem nessa famosa esquina.


O Caminito é muuuuito gracioso. Ele fica quase à margem do Rio da Prata, por isso lá venta muito e passamos bastante frio. É um lugar essencialmente turístico, o que não faz dele um lugar que não seja divertido. É tudo muito colorido e alegre. Há várias lojinhas de souvenirs e se ouve tango por todos os lados. Lá também é o lugar onde mais se vê o fileteado. Fileteado é justamente a técnica de pintura de placas típica da Argentina, um trabalho muito lindo. Na verdade, eu li que isso é uma herança italiana, mas como eu nunca fui à Itália, não sei se isso é comum por lá.

É lá também que se tiram aquelas famosas fotos em poses de dançarinos de tangos. Pode-se fazer isso com pessoas que estão lá pra isso ou enfiando a cabeça naqueles desenhos - eu e Beto escolhemos a segunda opção. Como nada é de graça, para isso lá se foram 5 pesos.


Ficamos passeando por ali com aquela turistada toda e depois seguimos 1 quadra e meia adiante para conhecer a Bombonera, o famoso estádio do Boca Juniors. Os caras são muito espertos! Criaram um museus da paixão boquense (no qual nós não entramos), uma loja com objetos caríssimos do Boca e um tour pelo estádio que pode ser guiado ou não de acordo com o que você paga. Escolhemos um tour guiado a 14 pesos a cabeça.


O estádio, simplesmente por ser estádio, não tem nada demais, apenas alguns aspectos interessantes. Um deles é que em meio a 50 mil lugares, os torcedores do time visitante só têm direito a mil (eu acho que cabe um pouco mais, mas isso eu verifiquei em outra oportunidade...). Outro é que a platéia especial deles fica praticamente em cima do treinador e do banco de reservas (acho isso impensável por aqui...). Do outro lado, as cadeiras também ficam quase no mesmo nível do campo e em vez de alambrado o que existe é -pasmem- um vidro!!! Outra coisa é que o comprimento dos assentos é mínimo de forma que o estádio é assustadoramente íngreme!!

Saindo de La Boca, fizemos o que não se deve fazer em Buenos Aires: pegar um táxi que não seja rádio-taxi. Ele ficou dando voltas e voltas pra nos levar a San Telmo, o bairro vizinho.

Em San Telmo, aos domingos, ocorre uma feirinha de antiguidades. Mas achamos tudo uma velharia sem graça e resolvemos ir embora.


5 comentários:

  1. Cidade turística é assim: cobram por TUDO! e turista que é turista: paga!!rsrsrs
    Mas faz parte!!!! Tem coisas que valem a pena, né?
    Juliana me falou que no show que ela viu do U2 ela teve vertigem neste estágio! afe!!
    Beijos
    Lela

    ResponderExcluir
  2. Huauhaa, eu nao quis pagar pra entrar no estadio. Eu nao gosto de futebol, ia fazer o que la dentro??? kkkk. Mas tirei foto na calcada da fama com minhas maos no concreto, hehe. E velharia de San Telmo eh otimo. Concordo. O bairro eh todo aconchegante mas as feiras sao horrorosas. Ja coloquei algumas novidades no meu blog. Recebeu minha mensagem pelo celular?? Bjos

    ResponderExcluir
  3. agora sacanegem essa do taxista ficar dando voltas e voltas.


    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Um dia eu ainda faço essa viagem, com certeza! Tentei ano passado, mas acabou não dando certo...
    E agora tenho até um roteiro... ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir