segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Um outro olhar sobre as coisas...

Ontem, dia de eleição, o Fantástico apresentou uma reportagem que me tocou bastante. No quadro Ser ou Não Ser o tema foi Ética e Indiferença. Achei super bacana porque abordou a questão da ética no nosso dia a dia.
O tempo inteiro vemos pessoas levantando bandeiras de si mesmas como se fossem as reservas morais do país. Como se agissem o tempo inteiro com ética. O problema é que na nossa cultura ninguém é 100% ético. Ninguém mesmo!!! O jeitinho brasileiro nos apresenta a norma de conduta de sempre levar vantagem em tudo. Assim, não hesitamos em comprar um CD pirata, tirar cópias de livros, subornar um guarda para não pagar uma multa, utilizar o material do trabalho para fins particulares etc.
Quando adotamos esses comportamentos, independente do seu valor, não estamos sendo éticos. Por mais que o comportamento seja insignificante (sobretudo diante de outras coisas mais importantes), se estivéssemos do lado lesado, não gostaríamos que fizessem isso conosco. Se eu fosse artista, me incomodaria com a pirataria; se tivesse uma empresa, não manteria o funcionário; se tivesse que administrar finanças públicas, ía querer arrecadar a multa.
Penso que a falta de ética é, na verdade, um grande egoísmo. Nessas últimas eleições, as pessoas se apegaram aos escândalos de roubos, propinas etc. Não quero dizer que isso é certo, mas que no nosso dia a dia, muitas vezes praticamos isso, em maior ou menor proporção. No entanto, muita gente fechou os olhos para o que aconteceu para as classes menos favorecidas, os benefícios que eles tiveram. Do mesmo modo que fazemos no dia a dia e que foi abordado pela filósofa responsável pela matéria. Fechamos os olhos para as outas pessoas como se não tivéssemos nada a ver com isso.
Ontem fui ao mercado e um garotinho me pediu que lhe comprasse um pacote de leite. Primeiro neguei, mas depois pensei: "como eu posso gastar dinheiro para beber água mineral e negar a uma criança um pacote de leite?" Não consegui.
Não, não sou a reserva moral nem ética do mundo. Mas que me esforço, me esforço. E é a minha consciência que exige isso de mim.

9 comentários:

  1. É, bem pra parar e pensar.
    No fim somos todos errantes e egocentristas, uns com uma carga pesada, outros nem tanto assim.
    Beijos querida xará!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Palona tbem vi a reportagem e achei o máximo, aquela filosofa faz umas reportagens mto boas, ótimas para a reflexão.
    abraços, THA

    ResponderExcluir
  3. Salve as pequenas mudanças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Como é óbvio, não vi essas imagens. Mas elas me fizeram lembrar das que todo o mundo viu, com os soldados alemães a brincar com caveiras humanas.
    A ÉTICA é necessária, mas não é suficiente. Ela tem de ser enquadrada por outros valores, nomeadamente pelo HUMANISMO, pela FRATERNIDADE, pela SOLIDARIEDADE, etc.

    Vi no blog da Alequites que tinha escrito sobre o mesmo tema. Embora ligeiramente diferente, também gostei da sua abordagem. Daí que tenha feito o comentário acima.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, adorei seu texto!!!
    Concordo com cada palavra. Somos pequenos delinquentes (rs!), isso é fato! E precisamos de mais pessoas como vc para mudar o mundo. Minha carteirinha de fã nº 1 vc já viu. Miss you! Bjs, liu.

    ResponderExcluir
  6. Tá certa... É assim mesmo... Pratcamos pequenos crimes diariamente, mas vivemos apontando o dedo para os criminosos que são pegos pela polícia, né?

    Só não concordo com a questão da pirataria... Nós, consumidores, somos lesados por uma indústria fonográfica que nos explora horrivelmente e nem repassa aos artistas o que seria justo... O Lobão levantou por anos essa bandeira e foi calado pelas grandes gravadoras... Mas ele tá certo... Pra mim comprar Cd pirata não é um ato de delinquência, mas uma forma de protesto!!! Quando as gravadoras começarem a cobrar o preço justo, eu passo a gritar contra a pirataria... Por enquanto: VIVA O CD PIRATA!!!

    ResponderExcluir
  7. Baby, tb não sou contra os CDs piratas, mas que é ilícito, é!!
    Baixo tudo na internet!!

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO COM TUDO E MAIS UM POUCO... ABAIXO A HIPOCRISIA!!!!!!!!!!
    BJOBJOBJO
    BETO

    ResponderExcluir
  9. ético o seu texto. beijo.

    ResponderExcluir