segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que é tão difícil confiar nos médicos?

Eu nunca gostei de ir a médicos. Mas os motivos principais sempre foram os horários incovenientes e os atrasos constantes. Difícil encontrar um que fugisse à regra.

Agora, além desses dois fatores, reflito sobre os motivos ocultos que sempre quase sempre conduzem cada recomendação, prescrição etc. O fato é que hoje em dia, além do status que sempre coube ao doutor, a medicina destina-se não mais ao único e nobre propósito de salvar vidas, aliviar dores e promover a saúde. É a forma de ganhar sempre mais, seja cobrando fortunas, realizando exames e procedimentos desnecessários ou colaborando com a indústria farmacêutica.

Entendo perfeitamente que a medicina tem um custo muito alto para quem a exerce. São muitos anos de estudo e dedicação, materiais e livros caros etc. Mas e o "colocar-se no lugar do outro", onde fica? Sensibilizar-se com fragilidade de quem busca ajuda e ser um pouco mais humano, honesto e verdadeiro? Apresentar opções?

Teria n exemplos para ilustrar minha reflexões, mas o mais recente eu conto:

Na consulta de 1 mês de Luíza, como eu havia dito, ela não engordou o suficiente. Cinco dias depois seria o dia da segunda dose da vacina contra a hepatite B, mas o médico me disse: "vacina agora só com 2 meses". Insisti: "mas e a segunda dose da hepatite B, doutor?". E ele repetiu: "com 2 meses!". Achei que era por conta do não ganho de peso de Luíza e segui as instruções.

Na consulta seguinte, tudo voltou ao normal e ele prescreveu as vacinas hexavalente, rotavírus e pneumo13. A boboca aqui perguntou: "mas e a segunda dose da hepatite B, doutor?".  Aí ele me explica que já tem na hexavalente e assim a gente economiza uma furada na bunda do bebê.

O que ele não me explicou é que a vacina hexavalente, assim como a pneumo13 só são encontradas na rede particular, inclusive na clínica dele. Uma custa R$ 176 e a outra R$ 231.

Mas, como eu e marido também ralamos muitoooo para ganhar nosso dinheiro e pagamos todos os nossos impostos, depois de algumas pesquisas e conversas com amigas mães, vamos continuar vacinando na rede pública de saúde. Aliás, a vacinação é um dos poucos serviços públicos que funcionam a contento neste país.

Luíza vai ganhar uma furadinha a mais, talvez eu chore mais do que ela como na outra vez, mas ser mãe é mesmo padecer nos paraíso, não é?

14 comentários:

  1. Quem tem que decidir se a economia é na furada na bunda do bebê ou no bolso dois pais (já que a eficácia é a mesma) são os pais. Não precisa nem comentar, né?
    Se precisar de ajuda nas "pesquisas", Pá, pode contar comigo.
    Beijocas.
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mayna!!! Tenho fé de que você não é uma desses médicos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é,Loma!!
    tenho visto coisas realmente repugnantes nessa área de saúde, que por sinal, é uma área em que todos que recorrem estão mesmo necessitados e em condições de fragilidade. Porém, graças ao bom DEUS, ainda existem aqueles que optaram por medicina não só pelo status e grana,mas por amor a essa profissão que é muito bela e muito, mas muito mesmo importante.Oremos para que sejam a maioria.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. concordo com vc e por isso deu todas as vacinas de Letícia na rede pública...a ped dela sempre me disse q não precisava dar particular!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo Loma!
    Sempre vacinei os meninos no posto de saúde e graças a Deus estão com a saúde perfeita!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. É triste mesmo, amiga! Fico feliz em saber que podemos usufruir de um serviço público que funciona nesse nosso país, e assim podermos fugir de pegadinhas como essas! E mais, saber que nossos bebês estarao protegidinhos da mesma forma, que é o que verdadeiramente importa!
    beijoooooo grande

    ResponderExcluir
  7. e anteontem Luíza tomou duas furadinhas e duas ampolas de gotinhas... ainda falta uma furadinha, mas minha boneca se comportou como uma lady!

    ResponderExcluir
  8. Meu pediatra resolveu me assustar e informou que é hora de inserirmos sucos na alimentação da bebê. Hã?

    ResponderExcluir
  9. Oi Paloma sou leitora do blog e adoro seus textos sempre muito coerentes e interessante. Tenho uma baby de 06 meses e sou mãe de primeira viagem mais em relação as vacinas essas passadas pelo pediatra de sua pequena são aquelas que provocam poucas reações quase nenhuma porque o ''virús é morto'' e as outras do posto não.
    Agora se sua filha não apresenta muita reação e você não fica tão apavorada porque não levar ao posto não é isso?
    Inclusive nas pesquisas que faço vi que apartir de um pedido do pediatra pescrito o posto de saúde é obrigado a vacinar a criança com o ''virús morto'' é uma lei que muita gente desconhece. Beijos Andréa.

    ResponderExcluir
  10. Anna,

    Oi??? Bellinha não tem nem 2 meses!!!! Vc não estava com a mesma de Taty???

    ResponderExcluir
  11. Oi Andrea,

    Obrigada :)

    Nessas últimas vacinas Luíza só ficou um pouco dengosa e sonolenta. Nem febre teve, valeu a pena a economia!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Que situação hein?

    Mas que bom que Luizinha reagiu bem, e realmente algumas coisas na área de saúde deixam muuuuito a desejar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Menina, nem me fale... tô com 2 pediatras, coisa de gente insana. Esse que passou o suco é o homeopata. Fingi que não ouvi. Dia 2 tem consulta com dra. Ivete, a mesma de Taty.

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem mesmo que você é uma pessoa informada e consciente. Uma pena que nem todo mundo tem essa força de pesquisar melhor. Cansei de comprar remédios ineficazes pra mim por falta de tempo para pesquisar melhor, ouvir outras opiniões. Não faço mais isso!

    bjocas
    ;)

    ResponderExcluir