segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Costureira e o Cangaceiro (The Seamstress*)

Sou péssima para resenhar sobre livros e filmes. Não sei fazer isso. Sou confusa e não sei expressar bem o que achei. Mas não podia deixar de falar sobre esse livro que encerrou meu ciclo de leituras de 2010.

Comprei o romance numa promoção do Submarino por 20 e poucos reais. No skoob ele estava bem avaliado, embora por pouquíssimos leitores. Resolvi pagar pra ver.

Esse romance de mais de 600 páginas fala sobre a vida de duas irmãs  que vivem no interior de Pernambuco, nas décadas de 20 e 30. Emília e Luzia são duas jovens costureiras que vivem com a tia Sofia. Apesar de amigas e cúmplices, têm anseios completamente diferentes. Emília é vaidosa e sonha com uma vida melhor em um grande centro urbano; Luzia é forte e resignada, não sabe bem o que esperar do futuro.

A vida das duas toma rumos completamente diferentes após a passagem do famoso cangaceiro Falcão pela pequena cidade de Taquaritinga do Norte e a posterior morte de tia Sofia, mas, mesmo assim, Emília e Luzia permanecem ligadas por um fio invisível: os jornais da época.

Os personagens, não apenas os principais, são ricos e complexos. A trama é contextualizada de forma excelente no Brasil da época e temos uma aula de história despretensiosa, mas relevante. O enredo parece um filme, que fiquei com vontade de assistir.

*A curiosidade acerca do livro é que a autora, Frances de Pontes Peebles, é brasileira, filha de brasileira com americano, e criada nos Estados Unidos. O livro foi escrito em inglês e posteriormente traduzido para o português.

Recomendo a leitura!

4 comentários:

  1. Anotada a indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica Loma! Tirando que estou devagar quase parando com minhas leituras, vai vai pra lista de desejos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adorei o novo header!
    Narci me enviou de presente o livro Comprometida com um monte de fotos das antigas para matar minhas saudades...vc está em várias!!! rsrsrs
    Muito bom receber esse carinho!!!
    Muitos beijos e um ano lindo para vcs!
    Lela

    ResponderExcluir
  4. Eita que mudou tudo aqui! Depois volto pra comentar mais! Adorei! E adoro os filmes que tão lá no topo do seu blog!

    bjus
    ;)

    ResponderExcluir