terça-feira, 6 de abril de 2010

A vida é um sopro*

Não sei se eu sou estou muito sensível, mas essa minha última leitura mexeu demais comigo. Ontem, enquanto terminava de ler, eu chorava quase que copiosamente, sem nem saber direito por que.

Por um Fio é um livro de Drauzio Varela, segmentado em pequenas histórias que contam um pouco da trajetória deste médico brilhante e ser humano com uma sensibilidade ímpar.

Quando li Estação Carandiru, há mais de 10 anos, já me vi refletindo sobre pré-conceitos que estavam tão enraizados em mim e que, delicadamente, foram se arrefecendo diante de um novo olhar, uma nova perspectiva. Desta vez, em cada história eu parecia ouvir a voz tranquila de Dr. Drauzio narrando os fatos, tal e qual tantas vezes fez no Fantástico.

É um livro sobre pessoas, mas, principalmente, é um livro sobre o momento em que as pessoas podem mostrar o que têm de melhor e de pior: a iminência da própria morte ou da perda de alguém (e este alguém vem aqui sem nenhum adjetivo).

É um livro tocante. Uma lição de amor à profissão, uma lição de compaixão para com o próximo, uma lição de que a vida é mesmo um sopro.


*frase de Oscar Niemeyer

7 comentários:

  1. Nossa parece interessante mesmo !!!

    ResponderExcluir
  2. Legal, me interessei bastante. Mas na minha estante agora só rola livro acadêmico...vou guardar a dica pra ler depois! bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero ler!!!
    Guarda ai pra quando eu chegar, tá?
    Realmente temos que viver intensamente e deliciosamente o presente!

    um grande beijo
    lela

    ResponderExcluir
  4. Passei p conhecer o blog e adorei o q vi. Tem muito post legal por aqui. Bjs.
    Rosi
    http://balaiodegatocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvir falar muito deste livro. Vou colocar já na listinha dos vários que tenho que ler ainda este ano.

    Ahhh ... aproveitando. Adorei o layout... o template está barbaro. Vc sabe que viajo no seu bom gosto. E esta borboleta, tem tudo haver com seu jeitinho!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler esse livro. Adorava as séries do Dráuzio no Fantástico.

    Teu post me lembrou de uma vez, lendo Harry Potter, que eu chorei taaanto, como se tivesse perdido um ente querido. Fiquei com dor de cabeça de tanto chorar. Incrível como a gente se envolve com os livros, né?

    beijos, querida

    ResponderExcluir