sábado, 16 de maio de 2009

Jantar entre amigas

Minhas amigas mais queridas as conheço desde 1995 e 1996, são amigas de colégio. Ao longo dos anos, fomos definindo mais ainda nossas personalidades, fazendo escolhas, mudando... Mas ainda assim, mantemos acesa a chama da amizade, às vezes com mais, às vezes com menos intensidade. Ora mais próximas de uma; ora, de outra. Três já casaram, três moram longe. Mas sempre que dá, agora já com mais leveza e menos cobranças, nos encontramos. E sempre é muito bom!

Semana passada, uma das que moram longe estava perto e como tinha passado meu aniversário, resolvi fazer um jantarzinho aqui em casa, fois massa!



O jantar, um talharim ao molho de calabresa e abacaxi, foi arte do marido, mas eu vou dar aqui a receita da minha entrada que fez sucesso: peito de peru defumado com chutney de abacaxi. Hummm, delícia!

A receita original é do Mais Você, mas eu fiz minhas adaptações:

- 1 colher (sopa) de manteiga
- Meia cebola roxa picada (até tinha a roxa, mas usei a branca)
- 1 dente de alho picado
- Meia colher (café) de pimenta vermelha picada (usei pimenta calabresa)
- 1 colher (chá) de gengibre ralado (não usei pq não tinha)
- Meia colher (chá) de curry em pó (substituí por açafrão)
- suco de 1 limão grande
- Meio pimentão vermelho picado (não usei pq não gosto)
- Meio pimentão verde picado (não usei pq não gosto)
- 2 maçãs sem casca em cubinhos
- 1 abacaxi sem casca em cubinhos
- Meia xícara (chá) de uvas-passas brancas (usei as pretas)
- 3 quartos xícara (chá) de açúcar
- sal a gosto
- 1 tender bolinha (com +/- 1 kg) cortado em fatias finas (usei o 500g peito de peru defumado)
- 20 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

Numa panela em fogo baixo derreta 1 colher (sopa) de manteiga e doure a cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, a pimenta vermelha picada e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Acrescente o curry em pó e suco de 1 limão grande. Junte o pimentão vermelho picado, o pimentão verde picado, as maçãs sem casca em cubinhos, 1 abacaxi sem casca em cubinhos, uvas-passas brancas e açúcar. Misture muito bem e continue cozinhando com a panela tampada (em fogo baixo) por uns 25 minutos, até que todo o líquido tenha evaporado. Retire do fogo e deixe esfriar.

Faça a montagem da seguinte forma: Pegue cada fatia de tender, coloque um pouco de chutney de abacaxi no centro e enrole como um canudinho. Faça isso com todas as fatias do tender e vá transferindo os canudinhos para uma fôrma de bolo inglês forrada com papel alumínio (nem precisa o papel pq desenforma bem fácil), preenchendo toda a fôrma. Quando terminar o último canudinho, coloque 20 g de manteiga cortada em cubinhos por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos. Desenforme no prato de serviço e sirva quente ou frio.

6 comentários:

  1. Vou anotar a receita pra reproduzir, viu?
    adorei o jantar.
    beijos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. reencontrar amizades antigas é sempre muito bom
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pazinha,
    que delícia de encontro... e de jantar!!!!!! hum!!!!!
    Que bom poder estar com pessoas queridas... espero em brve reencontrá-las!!!!!
    saudades!
    lela

    ResponderExcluir
  4. Adorei ver mais fotos do evento. Charles foi dizendo os nomes que ele lembrava. Lembrou de quase todo mundo menos de Erica e do nome de Tiago. Lia, ele nao conheceu :(

    Estamos craques em receitas aqui tb, mas eh so de doces, rsrs. Ja estou tb superentendida da culinaria francesa, mandando brasa nos queijos, paes e vinhos. Esse meu frances tenta, mas nao consegue me engordar, rsrs. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Reencontrar antigas amigas é bom demais, né?
    Olha aquele ali mostrando os pratos hexagonais que eu acho um charme! E a calça dessa sua amiga de blusa branca é linda. Adorei!

    As minhas melhores amigas também são amigas dos tempos de colégio. Cada uma seguiu seu caminho e, hoje, pouco nos vemos. Mas quando acontece um reencontro assim, parece que a gente se vê todo dia. Amizade é isso, né? Não precisa estar junto o tempo todo pra se sentir irmão.

    Beijinho, Palomita que faz as receitas mais finas de todas :)

    ResponderExcluir