quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Investidas Culinarísticas

Tem horas que a Amélia bate forte em mim, mas cozinhar, arrumar, lavar, passar, tudo-ao-mesmo-tempo-agora é algo que eu não consigo fazer. Tem que ser uma coisa de cada vez e, de preferência, cada vez menos.

A bola da vez foi a culinária. Geladeira com várias coisas cruas e nenhuma refeição além do meu delicioso arroz com brócolis (isso eu sei fazer BEM!). Maridex vinha almoçar em casa. Pronto, a Amélia tomou conta de mim!

Antes de preparar o almoço procurei uma receita de antepasto para usar as beringelas que ainda nem tinham saído da embalagem. Escolhi duas, dei uma adaptada e pretendia deixar a surpresa para acompanhar um filminho de noite...

Aprendi a tirar a água da berinjela. Deixei lá no processo, enquanto voltava pro almoço. Os filés de peixe estavam lindos, mas eu precisava aprender a fazer uma coisa diferente de peixe grelhado. Peixe empanado! oba! Temperei o peixe, passei no ovo batido, depois na farinha de rosca e por último no azeite da frigideira. O primeiro ficou lindo! Que orgulho!!!! A partir do terceiro já ficaram mais escuros que o devido, pois eu não sabia como tirar o excesso de farinha de rosca que caía do peixe e ficava lá fritando até queimar na frigideira :P Mas deu pra comer tudo... e estava bom!

Para acompanhar fiz batatas cozidas e depois passadas no azeite pra fazer uma casquinha. A casquinha não ficou muito boa, mas eu adoro batata de qualquer jeito. Marido comeu tudo, elogiou tudo, que alegria!

Mas enquanto isso na sala de justiça, a berinjela, que a esta altura já estava no microondas, começou a cheirar antes do bicho apitar. Mas eu deixei, afinal a cidadã tinha dito para deixar por 20 minutos em potência alta. Assim o fiz.

Fui toda metida verificar a minha iguaria e descobri que tinha criado um novo prato: berinjelas tostadas ao perfume de queimado!

3 comentários:

  1. Atacar de Amélia de vez enquando é muito bom. Principalmente, para agradar ao amor da nossa vida. Beringelas queimadas neste contexto são motivo para boas gargalhadas...

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO cozinhar...
    E já entrei em várias furadas de receitas erradas.
    Admito que, mesmo pra quem cozinha todo dia, sempre se corre o risco de dar tudo errado... E de dar tudo certo! :-)
    Passei pra agradecer a visita e dizer que você é uma leitora muito querida do Mafalda Crescida.
    BeijO!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que eu não gosto de beringelas, hahaha.
    Pelo menos você tá quilômetros na minha frente. Só sei fazer arroz e macarrão :D (e ovo, claro!)

    Beijo, mestre cuca

    ResponderExcluir