quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Retomando a cultura útil

O mês acaba hoje e para início de ano, até que consegui fazer algumas das coisas a que me propuz nessa listinha aí ao lado. Em menos de 1 mês consegui ler 2 livros (coisa que andava com preguiça de fazer...) e assistir a um filme no cinema.

Eu adoro ler, mas tenho sentido carência de boas coisas para ler ultimamente. Li dois livros de leitura agradável mas história nem tanto. Às vezes o autor sabe prender sua atenção, mas não sabe costurar as coisas, ou então em nada te acrescenta, vide Daniele Steel e Nora Roberts. A gente devora o livro, mas nada muda na vida, aliás, a gente já sabe como ele vai acabar desde a primeira linha, mas é uma boa distração...

O primeiro que eu li este ano foi "A Montanha e o Rio" de Da Chen, um escritor chinês. Quem me emprestou foi meu sogro. Disse que o livro era interessante mas meio fantasioso, o que talvez fosse uma característica oriental.

A escrita é envolvente. O livro narra a história de dois meninos nascidos na mesma época na China, em plena ditadura comunista. Enquanto um vive confortavelmente em Beijing, com todos os possíveis privilégios concedidos a um militar do alto escalão do governo, outro vive na região das montanhas, sonhando com uma brilhante carreira no exército. O que eles têm em comum? O mesmo pai (qualquer semelhança com O Caçador de Pipas terá sido mera coincidência?).

Em suas trajetórias, ambos passam por dificuldades trazidas pela mudança de governo e outros fatores que servem de pano de fundo para a história e depois acabam disputando o amor da mesma mulher. Até aí tudo ótimo.

O problema, que eu achei, é que o autor nos induz a torcer por um personagem, em razão de todo o seu sofrimento, e quando se aproxima o final do livro, sofremos uma grande decepção. Ele muda completamente o caráter do personagem e a gente parece que se perde no meio da história. Essa foi a minha sensação. Achei que não ficou bem amarrado. Mas, de qualquer forma, acho que vale a pena ler.

Depois desse, mesmo decepcionada com o final, retomei minha sede de novas histórias e fui, enfim, ler o famoso "100 escovadas antes de ir para a cama".

Esse foi uma decepção. O povo gosta mesmo de perversão. Porque realmente não há nada neste livro que justifique tanto sucesso, a não ser uma lolita que faz sexo com deus e o mundo e o pior: nem vê muita graça nisso. O livro, apesar de ser um diário, não se aprofunda nos sentimentos da menina - nem sei se poderia, afinal tratava-se apenas de uma adolescente inconsequente. Os relatos são frios e acho que nem excitação são capazes de provocar, mas taí, fazer o que? Mas acho que quem não leu não tá perdendo nada.

Agora o cinema! desde que Beto começou a baixar trocentos filmes no e-mule, nunca mais fomos gastar nosso rico dinheirinho nessas salas exploradoras! Mas ontem, passeando despretensiosamente pelo shopping, resolvemos aproveitar a promoção e assitimos a "Meu nome não é Johnny".


Taí! Esse eu AMEI!!! Achei o filme muito bem feito, uma edição maravilhosa, atuação precisa de Selton Mello, humor e drama na medida certa. Ouso a dizer que é um dos melhores filmes nacionais a que eu já assisti!

O filme se divide bem entre a fase pré e pós prisão de João Estrela, coisa que eu não imaginava, achei que fosse ser focado apenas na pré. Sem maniqueísmos, sem grandes pretensões.

Gostei demais. Beto disse que ele conduziria de outra forma (é metido demais esse meu noivo), mas eu achei impecável. A idéia, afinal, não era de fazer um filme surpreendente. É um filme que conta uma história. E eu, particularmente, achei bem contada!

3 comentários:

  1. Amiga
    ontem coincidentemente fui ver pela primeira vez um filme em cinema espanhol, afinal assistimos em casa todos os filmes pelo e-mule!!!rsrsrs
    Fomos ver El amor en los tiempos del cólera, nao gostamos muito nao, nenhum ator maravilhoso, cenário e música pouco envolventes e eu e ti crente que estávamos precisando reler o livro, pois nao nos trazia uma só imagem do livro o filme, mas no final descobrimos que lemos o outro livro do Garcia Marquez Do amor e outros demônios. kkkkkkkkkkkkk
    Surpresa da noite: ver Fernanda Montenegro no filme!!!
    Valeu pela saidinha da noite e porque eu adoro ir ao cinema, mas o filme mesmo...gostei nao!!!!rs
    Bom carnaval amiga!!!!
    Beijo grande
    lela

    ResponderExcluir
  2. Buaaa, tb quero ir ao cinema... aqui ate tem, mas eh caro :(
    Por algum acaso vc acaba de revelar o final do cacador de pipas? espero que nao, pq ainda nao li. Tive que deixar o meu em casa pq nao cabia na mala.
    saudade de noticias suas. nao sei em que pe anda os preparativos :(
    espero que esteja tudo certo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bueno, bueno. Tenho lido muitos livros de comunicação e, por isso, não tem sobrado tempo pra curtir literatura por literatura. Até hoje não consegui ler O caçador de pipas e A cidade do sol também está paradão na estante.
    100 escovadas eu li em um dia, e confesso que também esperava outra coisa dele. Tem o filme também, mas esse eu nunca assisti.

    Ultimamente tenho ido até bem mais no cinema, aproveitando as promoções EVER! Também AMEI "Meu Nome não é Johnny". Filme bem feito e Selton Mello perfeito, como sempre.
    E-mule é uma maravilha. Pena que eu não tenho gravadora de dvd, mas um dos planos pro meu mísero salário de estagiária é comprar uma urgentemente.

    ResponderExcluir