terça-feira, 17 de julho de 2007

Paris, Je T'Aime!

Dando início à minha tarefa n.4 e juntando o útil ao agradável, fui hoje assistir a Paris, Je t'aime.
(pausa para *suspiros*)
É uma colagem de filmes sobre o amor na cidade luz. Como faço sempre que gosto muito do filme, fui pesquisar sobre na internet. Não há muitas informações disponíveis, mas deu pra descobrir que a idéia é que fosse feito um curta para cada um dos arrondissements (Paris é dividida em circunferências, como se fosse uma espiral - cada uma delas é um arrondissement), mas parece que dois curtas não entraram na edição final, mas isso não sei porque. No final ficaram 18 histórias, umas maravilhosas, outras absolutamente dispensáveis. Vou passar as informações e as minhas impressões:

1. Montmartre
de Bruno Podalydès - com Bruno Podalydès e Florence Mueller
Na história inicial um típico francês (pelo menos no tamanho do nariz *risos*) estressado com a ausência de vagas para estacionar. Logo se vê que seu mau humor está diretamente ligado à sua solidão, mas se Paris é a cidade do amor, ele pode bater à sua porta quando menos se espera!

2. Quais de Seine
de Gurinder Chadha - com Leïla Bekhti e Cyril Descours
Uma história delicada, muito fofa! Enquanto ele acha que o hijab esconde a beleza de Zarka, ela se sente mais ela mesma com o véu. O amor que se enriquece com as diferenças.


3. Le Marais
de Gus Van Sant - com Marianne Faithfull, Elias McConnell e Gaspard Ulliel
Essa é bem engraçadinha, mas não dá pra eu contar o porque senão perde a graça! Confesso que esse cabelo na cara do Gaspard me incomodou um pouco. Aliás, o falatório dele me cansou, mas depois deu pra entender o porque da falação ;)

4. Tuileries
de Joel e Ethan Coen - com Julie Bataille, Steve Buscemi, Axel Kiener e Frankie Pain
Esse também é engraçado. Um turista lê num guia informações úteis sobre Paris, mas um pequeno deslize pode ser fatal! Os franceses consideram o ato de encarar alguém, no mínimo, uma falta de educação. Portanto, não se inspire na Monalisa!

5. Loin du 16ème
de Walter Salles e Daniela Thomas - com Catalina Sandino Moreno
Sem nem saber ainda que esse era o de Walter Salles (embora desconfiasse), me toquei demais por essa história. De uma singeleza incrível, talvez a história mais curta, fala do amor de uma jovem mãe imigrante. Ainda quero aprender aquela cançãozinha!

6. Porte de Choisy
de Christopher Doyle - com Barbet Schroeder e Li Xin
Esse foi pra mim totalmente nonsense, bizarro. Não consegui entender absolutamente nada. Achei tosco, até (sempre acho os filmes com chineses/japoneses/whatever meio esquisitos). A única coisa interessante foi ver edifícios que lembram muito os prédios mais antigos daqui.
7. Bastille
de Isabel Coixet - com Sergio Castellitto, Emilie Ohana, Miranda Richardson e Leonor Watling
Essa história também é muito bonitinha, mistura o clichê com o inusitado quando um homem decide terminar seu casamento. Destaque para a frase: "e de tanto se comportar como um homem apaixonado, se apaixonou por ela novamente"
8. Place des Victoires
de Nobuhiro Suwa - com Juliette Binoche, Martin Combes, Willem Dafoe e Hippolyte Girardot
Apesar da presença estrelada de Juliette Binoche, a história da mãe que perdeu o filho não consegue ganhar tanto destaque perto de outras. Achei pouco original para um curta.

9. Tour Eiffel
de Sylvain Chomet - com Yolande Moreau e Paul Putner
Muito bonitinho e lúdico. Um garotinho conta como seus pais, dois mímicos, se conheceram. Essa historinha, cheia de leveza se passa no cenário mais famoso de Paris: os arredores da Torre Eiffel.


10.Parc Monceau
de Alfonso Cuaron - com Nick Nolte, Ludivine Sagnier e Sara Martins
No início tudo leva a crer que se trata de uma pequena discussão entre dois amantes, mas um pouquinho de sagacidade do espectador desvenda logo o mistério. A dúvida se dissipa quando ela pergunta: "eu fui uma bola com uma corrente pra você?"

11. Quartier des Enfants Rouges
de Olivier Assayas - com Maggie Gyllenhaal, Lionel Dray e Joana Preiss
Não consegui achar o amor nessa história. Fala apenas de uma atriz drogada. Pelo que entendi, ela faz uma segunda encomenda só pra encontrar o seu fornecedor, mas ele manda um portador que ainda faz o favor de lhe roubar um relógio. Não disse que a veio.


12. Place des Fêtes
de Oliver Schmitz - com Seydou Boro e Aïssa Maïga
Essa história também é muito linda, daquelas de fazer chorar, uma triste história de amor à primeira vista! O resto não dá pra contar...



13.Pigalle
de Richard LaGravenese - com Fanny Ardant e Bob Hoskins
Essa não me convenceu muito. A idéia inicial é até bem interessante e surpreendente, mas acho que não se desenvolve muito bem. Não gostei do desfecho. Um casal maduro resolve encarar uma fantasia pra ver se o maridão consegue se "reanimar", mas a tentativa não dá muito certo.

14. Quartier de la Madeleine
de Vincenzo Natali - com Elijah Wood, Olga Kurylenko e Wes Craven
Très bizarre. Não consegui entender o que um filme de vampiros estava fazendo no meio dos outros. Pra mim, a única coisa interessante foi a estética, mesmo assim, não salva a historinha de gosto duvidoso.

15. Père-Lachaise
de Wes Craven - com Emily Mortimer, Rufus Sewell e Alexander Payne
Essa é bobinha, mas engraçadinha. O interessante é que o cenário é o cemitério (muito bonito por sinal), lugar onde a moça descobre que seu noivo não tem senso de humor e por isso resolve não se casar mais com ele. A curiosidade é o túmulo de Oscar Wilde cheio de marcas de beijos.

16. Faubourg Saint-Denis
de Tom Tykwer - com Natalie Portman e Melchior Beslon
Uma das histórias mais bem dirigidas (na minha opinião, lógico). Muito bonita e colorida. Fala do amor de um jovem francês por uma jovem atriz que vai morar em Paris.


17. Quartier Latinde
de Gérard Depardieu e Frédéric Auburtin - com Gena Rowlands, Ben Gazzara e Gérard Depardieu
História de um divórcio cheia de pequenas sutilezas que escapam pelas ironias trocadas pelo ex-casal.



18. 14ème arrondissement
de Alexander Payne - com Margo Martindale
Encerrando a película, a hist´ria de uma carteira americana que resolve passar as férias em Paria para praticar o francês aprendido no seu curso em Denver. Nessa história, a personagem se apaixona pela cidade, mas o franc~es não pôde praticar muito não, visto que, de forma incomum, todos lhe respondiam em inglês!

Em suma: O filme é muito interessante. Com duração de 2h torna-se cansativo às vezes, mas a beleza de algumas histórias, de Paris e da língua francesa compensam aquilo que nem sempre agrada. Só fez aumentar a minha vontade de logo poder dizer: Paris, je t'aime!!!

3 comentários:

  1. Estou solidário com o povo brasileiro neste momento tão TRÁGICO. A vida só nos permite dois termos: a felicidade ou a infelicidade. Desta vez, quem mandou foi a segunda. Que a vida continue feliz para os que ficam.

    ResponderExcluir
  2. Paris, je t'aime. Franceses, je t'aime!!! Huahauahhuahuau

    E viva a Franca pelos seus bons frutos!!! kkkkkkkk.

    Amiga, preciso de umas aulinhas!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe um dia eu não me aventure?
    Bjitos!

    ResponderExcluir