sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

marcia tiburi

me caiu nas mãos uma entrevista com essa filósofa feita em setembro pela revista marie claire. eu nunca tinha ouvido falar dela, mas, lendo a reportagem, descobri que ela é uma das integrantes do "novo" saia justa. bom, nunca mais assisti a esse programa, mas a entrevista é muito interessante. muito pragmática, me identifiquei bastante com ela!!!
um professor meu de faculdade me ensinou que ética é enxergar-se no outro e eu tomei esse conceito como premissa valorativa de meus comportamentos. e não é que ela falou sobre isso na entrevista? o que eu não sabia é que esse era um conceito de kant.

vou destacar aqui dois trechos muito interessantes e pertinentes:


"quando você aprende a ouvir é muito difícil que haja briga. ouvir significa deixar-se envolver pela perspectiva do outro, entender por qual caminho ele está indo e abandonar o que você acha que sabe. tentar ver a novidade daquilo que o outro está trazendo. o exercício a fazer é se aconchegar no pensamento do outro. não de um jeito acomodado, mas como se fosse uma dança que traz harmonia à relação."

"o amor é o arroubo. falta buscar a origem do amor para vivermos melhor o amor, e transformar o amor romântico no amor ético, no amor de escolha. a gente não escolhe por quem se apaixona, mas escolhe com quem quer ficar e como quer ficar."

não é o máximo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário