segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Portugal - 7° dia - Rispidez dos Lisboetas

07.02.2013

Chegamos de Óbidos e fomos devolver o carro. Pegamos um táxi ("do lado errado") para o supermercado Pingo Doce para fazermos compras para os próximos dias.

[Adorei a experiência de ficar em um apartamento. Com criança pequena, é muito bom. Além disso dá essa sensação de uma experiência próxima à vida dos locais.]

Em Portugal, de um modo geral, fomos muito bem tratados. Os portugueses são educados, mas pouquíssimos são gentis e este foi o dia da rispidez!

Primeiro, o taxista disse que pegamos o táxi do lado errado porque íamos para o sentido contrário do que ele estava indo (oi? não estávamos pedindo carona). Depois, um segurança do supermercado nos repreendeu já no caixa porque estávamos usando uma sacola que supostamente estava à venda. E para completar teve o motorista do Õnibus de sightseeing que me chamou de mentirosa (chegarei lá).

Enfim!


Deixamos as compras em casa e fomos novamente almoçar na Praça do Comércio. Lá resolvemos comprar tickets para o Yellow Bus, que dava direito a 48h de transportes públicos, inclusive elevadores e bondes. Íamos pegar a linha azul do ônibus, mas o motorista não abriu a porta quando eu mostrei os tickets. Arrodeei para o lado do motorista para ele me explicar e ele me disse que teríamos que pegar o autocarro em outra rua, pois ali não era ponto. Eu expliquei que o rapaz do balcão de vendas tinha me dito que pegaríamos o ônibus ali e ele me respondeu com um singelo "não, ele não disse". Sucedeu-se uma inacreditável discussão, que terminou com o gentil rapaz (#sqn) arrancando o ônibus. #ódio

Voltei indignada para o balcão de vendas e vimos que houve um engano: aquela parada era do bonde (que ía para outro local) e não do ônibus. Eu queria uma coisa e o vendedor entendeu outra. Com cortesia tudo se resolveu e o rapaz até nos convenceu a pegar o bondinho e fizemos um tour pelos bairros antigos de Lisboa.

Não me pergunte porque, mas não há fotos deste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário