quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Capítulo 5: as ruínas

Talvez a maior riqueza do Peru sejam seus sítios arqueológicos. Salvo engano, Macchu Pichu é o segundo maior destino turístico da América do Sul. Mas não se engane quem pensa que só há esse legado inca no país. O mais tem pra ver no Peru são ruínas! [e aqui eu confesso que no último dia eu já estava de saco cheio]

Huaca Pucllana

Em Lima, conhecemos o sítio arqueológico Huaca Pucllana, que fica dentro da cidade, no bairro de Miraflores (há outros sememlhantes em outros locais da cidade). Esse sítio, na verdade, pertence à cultura lima e não aos incas. É pré incaico, se não me engano novamente, coisa do século XI ou XII. Lá o que impressiona é a quantidade de tijolinhos feitos a mão empilhados lado a lado verticalmente, constituindo uma espécie de pirâmide. De tempos em tempos as construções eram sobrepostas, de modo que a pirâmide é totalmente maciça. Esse sítio foi descoberto apenas há 30 anos e até hoje existem arquólogos trabalhando no local.

um dos sítios ao redor de Cusco

Cuzco é o grande ponto de partida para se conhecer todo esse legado inca. No primeiro dia na cidade, conhecemos as ruínas ao seu derredor (saqsawayman, qenko, tambomachay), que fornecem belas vistas da cidade, pois ficam ainda mais altas que o centro. Como optamos por conhecer a maioria dos locais sem guia, nos deixamos levamos levar muito mais pelos sentidos do que pela história. Umponto comum que observamos entra as ruínas é a sua localização: as construções são todas em pontos muito altos, encravadas em montanhas com vistas maravilhosas, mas com certa dificuldade de acesso.

Macchu Pichu: um sonho!

No segundo dia, foi a vez da maravilha do mundo (agora já conheço 2, só faltam 5) Macchu Pichu. Fui já me preparando psicologicamente que poderia não ser aquilo tudo e tal, já que seu acesso é extremamente comercial: é preciso pegar um táxi de Cusco até a estação de trem, o que custa S/.25. depois o trem até Aguas Calientes, que custa U$ 96 por pessoa e leva quase 4h para chegar. Chegando em Aguas Calientes é preciso pegar um ônibus até o sítio (U$ 16, ida e volta). Cansou? Tem ainda a entrada no sítio que custa cerca de S/.130.

Chegando lá fomos muito bem recebidos na bilheteria, onde a moça nos deu um mapa e explicou que a visita poderia ser feita com ou sem guia e que o percurso dura de 1h30 a 2h30. Não lemos as intruções contidas no ingresso e por conta de alarmes falsos divulgados inclusive na internet, deixamos nossa mochila no guarda-volumes e levamos apenas as câmeras e o protetor solar. Por conta disso, quase morremos de sede, pois o único lugar que vende água fica lá em cimão e é super escondido.

Pois bem, segundo as regras contidas no ingresso, é SIM permitido entrar com mochilas de até 20 litros, bem como com bebidas em garrafas ou cantis. Não é permitido comer lá dentro e também não há banheiro. MAS, o ingresso é válido por um dia e é possivel sair, satisfazer suas necessidades alimentícias e fisiológicas e retornar ao parque.

Água, repelente e filtro solar são indispensáveis.

lááááá no topo (poucas pessoas conseguem ir)

Algumas pessoas passam mal, por extrapolarem seus limites na altitude - desnecessário. Dá pra fazer tudo com calma e tranquilidade. Também não é preciso dormir em Aguas Calientes pois é possível conhecer perfeitamente o sítio em poucas horas e se você quiser retornar no dia seguinte, terá que pagar nova entrada.

o mundo é tão grande...

Agora a parte principal: as impressões. Entrei cheia de pré-noções e, com um olhar, todas elas se desvaneceram. Ver aquela cidade "pairando" no ar tirou meu fôlego e molhou meus olhos. Pra mim, essa primeira visão foi a mais contundente e a mais emocionante - nem precisava mais ver tudo de perto. Pra mim, todo o resto se tornou secundário. Não importava mais para que cada coisa foi construída, o mais impressionante era ver aquilo ALI, naquele lugar. Esses incas eram mesmo danados! E mais não digo.

Valle Sagrado

No último dia, fomos conhecer o Valle Sagrado (já tinhamos passado de trem) e mais três sítios. Foi aí que eu fiquei um pouco impaciente. Talvez por ter comido o prato principal antes da entrada.

último sítio

Os lugares são lindos e impressionantes, mas as ruínas já me pareciam todas iguais... Beto disse que eu sou insensível e queria subir tuuuudo! Ok, você venceu: batata frita!

2 comentários:

  1. Pazinha,
    que emoçao!! Deve ser uma sensaçao incrível poder admirar aquele lugar... muito lindo!!! impressionante mesmo!!!
    beijos querida

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fui, fizemos a trilha inca para Macchu Pichu, o que tornou tudo ainda mais impressionante (como é que eles conseguiam correr de um lado pro outro naquelas montanhas, nunca vou entender). Mas ver o sol nascendo lá é tudo!

    Agora, depois que virou maravilha do mundo tudo ficou mais caro (fui em 2004)...

    Beijo!

    ResponderExcluir