quinta-feira, 7 de maio de 2009

Feriado bom, tchê! Parte 3

Bah, gurias, vou continuar descrevendo meu feriado-aniversário!
No terceiro dia, sábado, fizemos o passeio de Maria-Fumaça. Eu havia lido que esse passeio era imperdível e coisa e tal, e fiquei super empolgada. As agências de Gramado, só oferecem esse passeio como parte de uma programação que leva o dia inteiro e que custa R$ 134,00 reais por pessoa e que ainda te levam a lugares de pouco interesse como a fábrica da Tramontina, por exemplo. Cerca de um mês atrás, mandei um e-mail para a operadora do passeio, tentando reservar nossos ingressos. Não consegui, me disseram que não havia mais vagas. Fiquei super triste, mas não me conformei. Afinal, as agências exploradoras ainda tinham vagas! Alguns dias depois resolvi ligar para a operadora, a Giordani Turismo, e BINGO! Reservei nossas vaguinhas!

Sr. Juliano, da autolocadora, nos ofereceu um motorista por R$50 a diária, mas resolvemos ir sozinhos mesmo. Bento Gonçalves fica a 2h de Gramado, mas tudo é bem sinalizado. Só não é possível correr muito pois a estrada é muito sinuosa e cheia de radares. Chegamos com folga de tempo, vimos a Maria Fumaça partir de Bento no primeiro passeio e pegamos um busu para Carlos Barbosa, onde embarcaríamos na viagem de volta. Nas estações, muita música italiana - de Laura Pausini a Volare, algumas de gosto duvidoso.


Entramos no trenzinho super empolgados, mas fui me desempolgando no caminho. Posso estar parecendo uma chata, mas é que a Serra Gaúcha me foi pintada de maneira muito alegórica, e eu achei tudo muito comum...

Foi legal o passeio, mas só. Imperdível memso em Gramado é comer e beber!

O ingresso do trem nos dava direito a conhecer o parque da epopéia italiana, mas desistimos dele para ganharmos tempo. Fomos atrás das vinícolas. Como estávamos morrendo de fome, paramos no caminho para comer no Sbórnias. Tinha fila para entrar, imaginamos que deveria ser bom, mas não dá realmente pra confiar num restaurante com esse nome... Mas só tinha ele por ali! Comemos um rodízio de massas bem fuleiro e fomos para a parte boa: vinícolas! Escolhemos a Miolo porque era a mais próxima. e o tempo não deu para conhecer outras pois não queríamos pegar a estrada de volta à noite...

A rota do vinho é linda! Existem várias vinícolas, desde pequenas a maiores como a Miolo e a Casa Valduga. Na Miolo fizemos um passeio rápido pelas etapas de produção com algumas explicações da enóloga e depois seguimos para a sala de degustação. Você degusta o vinho de acordo com a categoria de bônus que você comprou: Bronze (R$5), Prata (R$10) e Ouro (R$15). Vale a pena comprar o ouro pois esse valor se reverte em desconto nas compras que você faz na lojinha. Compramos 3 vinhos ótimos que nunca tínhamos visto aqui em Salvador (aqui o que vemos mais é o meeiro Miolo Seleção). Com o desconto, os 3 vinhos saíram a R$105.


Voltamos para "casa" super cansados, mas à noite estava reservada para a sequência de fondue. Como não havíamos feito reserva, não conseguimos ir ao que queríamos, mas como no dia seguinte era meu aniversário, resolvemos conhecer "o melhor suiço do Brasil" que só serve à la carte, o Belle du Valais. Pra começo de conversa o restaurante é lindíssimo! Nunca vi nada igual. É bem clássico, formal, mas acolhedor. Os preços, é claro, equivalem ao ambiente. É caríssimo! Beto não achou ele tão maravilhoso, mas eu acho que não deu pra avaliar direito pois só comemos a entrada, um fondue de queijo e a sobremesa (creme brulée que eu AMO). De qualquer forma, gostei da experiência!


Foia nossa última noite em Gramado!

3 comentários:

  1. Se preocupe não, que tu não ficou parecendo chata pelas observações.
    É sempre bom conhecermos vários pontos de vista antes de viajarmos para algum lugar.
    Gramado e afins devem ser cidades lindinhas demais, mas vamo combinar que nem por isso precisam cobrar tão caro dos turistas, né?

    De qualquer forma, tenho certeza de que essa viagem valeu muito a pena.

    Beijo, querida

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaa,
    que chiqueeeeeeeeee esse jantar!!! Vcs merecem!!!
    O passeio das víniculas é realmente maravilhoso, estamos programando ir em alguma por aqui, pois Ti nunca foi!!!
    que sobremesa é essa? nao conheço...
    Adorei as fotos!! quero ver mais!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, aqueles copos todos na mesa foi vc experimentando os vinhos??? Deve ter saido de la tortinha, rsrs. Brincadeira, acho que so eu consigo ficar bebada experimentando vinhos em viniculas, rsrs. E que chique esse restaurante, as vezes vale mesmo a pena gastar um pouco mais, principalmente numa ocasiao especial. Eu ainda nao comi fondue avec mon petit ami francais! Il n'a pas d'appareil a fondue! Nos allons en achete. Ah, Charles aime le creme brulee aussi, nos allons essayer de faire la recette! Bisous

    ResponderExcluir