segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ame-a ou deixe-a

A Ju, menina danada, teve a idéia de criar um blog coletivo, com postagens de gente dos 4 cantos do país sobre um tema que varia a cada 10 dias. Estava construído, assim, o Depósito de Idéias, que diga-se de passagem está muito bacana! Quem quiser conferir clica no link.

Mas voltando à vaca fria, o tema do decanato é "minha cidade". Depois de ver tantos textos bacanas, fiquei com vontade de escrever sobre a minha também: Salve Salvador!

Salvador é linda. Não tem os morros do Rio, o verde do mar de Maceió, a cultura de São Paulo. Mas, para mim, nenhuma vista é mais linda que a descida da Avenida Oceânica que desnuda ao fundo o Farol da Barra.

São poucas as cidades - me arrisco a dizer - no mundo(!) que permitem que se veja o sol nascer e morrer na praia. Só em Salvador, um elevador leva dela para ela mesma e consegue ser uma construção linda. Só Salvador consegue ter mais de 365 igrejas e tanto sincretismo.

Só Salvador consegue ter tanto preconceito racial com uma população 80% negra. Só em Salvador os andares da pirâmide social coincidem com os andares de um shopping. Só Salvador pra ter um bairro com o nome de Pau Miúdo. Só em Salvador pra alguém (homem, claro!) parar o carro no meio da rua e saltar para fazer xixi no muro ou poste mais próximo...

Salvador é plural! Na cidade baixa, bairros que parecem ter parado no tempo e remontam ao sossego das cidades do interior: crianças brincando nas ruas, velhinhas com suas cadeiras na porta de casa. Na cidade alta, que cresce para cima e para o norte, uma pretensão cosmopolita que não se coaduna com a nossa renda per capita. Nas adjacências neo-ricas, imagem é tudo e sede não é nada. É o boom dos 4 suítes e dos carros do ano engarrafando insuportavelmente nosso trânsito, antes tranquilo.

Só em Salvador algumas pessoas falam bala, enquanto outras falam queimado. Só em Salvador é possível comer um acarajé decente e só aqui tem caruru pra Cosme e Damião. Só na terra do axé a gente fala que vai pro reggae quando está indo para a balada. Só o carnaval de Salvador pra despertar tanta paixão e tanta irritação!

Aqui, o serviço é ruim, mas a simpatia é grande. Indiferença não faz parte da nossa idiossincrasia e não dá pra ser indiferente a Salvador. O baiano é curioso, divertido, alegre, é por isso que dizem que baiano não nasce, estréia.

Às vezes penso em deixá-la, mas uma coisa é fato: impossível não amá-la!

5 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiii que saudade da terrrinha...
    Saudades das coisas boas, do visual, das pessoas, dos nossos cantinhos...
    Se nao faltasse coisas tao importantes e básicas seria um lugar ideal para se viver: mas nada é perfeito,né?
    Lindo texto!!!
    Mas ainda prefiro a vista da descida da Contorno com o forte Sao Marcelo em frente!
    Beijos amiga
    Lela

    ResponderExcluir
  2. Aiii!!! Que vontade de conhecer Salvador e depois desse post deu mais vontade ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. danada é vc, né moça linda??
    obrigada pela propaganda, pelas visitas e pelo texto. venha sempre!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Menina, se tem uma coisa que eu respeito em alguém é BAIRRISMO... E isso é algo que pernambucanos e baianos têm de sobra, né? kkkkkkkkk
    Vai ver meu post que tu entende do que tô falando!!!

    Dia desses dou uma descidinha pra conhecer a Bahia, visse?

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, que texto da porra!
    Vontade de pegar o primeiro aviao. Fiquei arrepiada.
    Mas olha, apesar de eu ser priveligiada e ter tido a vista do farol diariamente, a minha vista preferida da cidade eh na ladeira da Montanha. Os puteiros emolduram as janelas que revelam a Baia ao fundo e a torre da Conceicao da Praia em primeiro plano.
    Deus do ceu, que saudade eu tenho da Bahia e da Baia!!!!

    ResponderExcluir