terça-feira, 12 de junho de 2007

Diário de Bordo - BH

E lá fui eu pra mais uma viagem. Mais um concurso fora da minha terra. Fora os gastos, mais do que a experiência que sempre se adquire, tem as experiências que se vivencia...

Lá fui eu no sábado rumo às Minas Gerais. Ciente de uma prova difícil me esperando no domingo, mas com espaço sobrando na mala para várias coisas que voltariam comigo mesmo sem ter ido.

Já conheci vários mineiros em vários lugares e sempre tive uma impressão ótima deles, aquele pessoal boa praça, solícito etc (mesmo sabendo qua as moçoilas se preocupam demais com a aparência pelas bandas de lá). Então, fui super animada após muitas pesquisas na internet e dicas valiosas da Alê.

Chegamos em BH eu e Marcinha, mais tarde do que imáginávamos e a jornada começou com um taxista que não respondeu ao bom dia. mas tudo bem, pelo menos nos levou direto ao destino sem voltas desnecessárias.

Chegando ao hotel, o choque. Era bizarro. Viva o photoshop, nem tudo que reluz é mesmo ouro. E o Hotel Amazonas Palace é a prova disso. Um prédio velho, feio e mal cuidado com funcionários mal humorados e desorganizados. Nunca vi tanta falta de boa vontade. Ok, talvez tenha visto sim - em São Paulo.

Subimos ao quarto no 12º andar e apesar de feio, pelo menos as roupas de cama e banho eram bem limpas.

Fomos almoçar, comprar umas coisas de comer para mais tarde e para a prova e depois de guardarmos as coisas num frigobar modelo 1962, fomos conhecer o Parque Municipal. É bem bonitinho e conservado. Achei muito legal ver as crianças correndo e brincando. O dia estava lindo e não fazia calor.

Mas a sensação mesmo do parque foi o pipoqueiro. Nossa, o cara é show!! Pra começar, o seu carrinho de pipocas era cheio de folhetos sobre a programação cultural da cidade. Ele nos fez um relato completo do que estava acontecendo, indicou horários, trajetos e custos. Sensacional!

Pegamos um trenzinho que dá a volta no parque e depois fomos ao Palácio das Artes. Niemeyer se denuncia no primeiro traço. O "elefante branco" é simples e lindo. Eu diria simplesmente lindo.

Deu pra ver duas exposições, mas pena que a do Ziraldo só ía começar nessa semana... :(

Voltamos a pé e cansadas. Confesso que fiquei com um pouco de medo, mas tudo correu bem e resolvemos descansar até o dia seguinte.

Acordar cedo numa manhã fria de domingo não é a melhor opção numa viagem, mas como não tínhamos opção, foi o que fizemos. Descemos pro salão do café e encontramos outros concurseiros. Uns tensos, outros tranquilos, acho que estávamos entre os tranquilos...

Mas algo quase conseguiu abalar a minha tranquilidade. Estava lá preparando o meu cafezinho pra não ter sono, quando de repente emerge na minha xícara uma baratinha. AAAAAHHHHHH! Pedi para a simpática moça levar a xícara, respirei fundo e, acreditem, preparei outro café. Definitivamente não dava pra ir fazer prova em jejum.

A prova foi difícil. Como é tradicional em Minas. Mas não me assustei tanto, tava dentro do esperado. O pitoresco foi ver mulheres de trench coat e saltos agulha indo fazer prova. Como eu estava?? Calça jenas, camiseta e tênis, afinal, depois da prova a feira hippie me esperava.

Fiquei encantada com a feira hippie. Tem muita coisa legal a preços módicos. Deu pra fazer umas comprinhas, mas pra mim mesma, apenas uma pulseirinha... Pena que não deu pra ver mais coisas, pois pouco mais de uma hora depois que chegamos as barracas já começavam a ser desarmadas.

Voltamos pro hotel com nossos pacotes e resolvemos nos poupar para uma bordejada noturna. Sushi Beer na Savassi, um lugar legal e enooooorme!

Na segunda tava programada uma viagem a Ouro Preto com uma amiga de Marcinha. Eu não fazia idéia de que era tão perto de BH. Chegamos na rodoviárias às 8h e não havia mais passagens. Só para as 10h, sendo que a viagem iria durar 2h. Poxa, 2h de ida e 2h de volta para passarmos apenas 5h por lá não valia a pena. Resolvemos então passear por BH mesmo.

Fomos para a Pampulha. A igrejinha de São Francisco de Assis é mesmo uma graça (Niemeyer + Portinari), mas não abre às segundas. Outra coisa que achei esquisito foi cobrarem ingresso para a visitação. Onde já se viu cobrar pra entrar em igreja??? E olhe que de igreja os soteropolitanos entendem. Nem a de São Francisco aqui em Salvador que é toda revestida de ouro internamente cobra ingresso.

De lá resolvemos ir na torre da Alta Vista. Mas lá, novamente, ingresso! R$ 5 pra subir uma torrezinha espelhada e ver a cidade. Um absurdo! (eu sei que devíamos ter ido na Praça do Papa...) Em Brasília não se paga nada pra subir na torre de tv e aqui, o Elevador Lacerda custa R$ 0,10. Resultado: não subimos e tiramos umas fotos de lá do primeiro andar mesmo.

Uma brincadeira da mãe de Lu (amiga de Marcinha) nos rendeu a viagem a Ouro Preto. Pelo mesmo preço que pagaríamos na viagem de ônibus, o taxista topou nos levar lá e nos trazer de volta, é claro!

Almoçamos uma comidinha mineira, e de cara fomos numa feirinha de artesanato! Aí foi que deixei meu dinheirinho todo em Ouro Preto!! Quanta coisa linda na feirinha!!!! Tudo em pedra sabão, tudo muito lindo e muito barato, me acabei!!!! A cidade é muito bonitinha, achei mais bonita até do que Olinda (Sorry, Baby, é uma questão de gosto...), tem um astral massa! Apenas uma coisa incomodou um pouco: o tráfego intenso de veículos, inclusive, ônibus! Marcinha disse que quando for promotora vai tomar uma providência!!! Como é que o IPHAN permite isso? Mas, por outro lado, não permitir a circulação de ônibus tornaria a vida dos habitantes de Ouro Preto meio inviável...

Outra coisa que chamou a atenção em Ouro Preto foi o atendimento nos lugares. Beeeem melhor que em BH. Acho que por ser uma cidade turística, as pessoas têm mais consciência da importância de ser gentil e afável. Mas mesmo assim não tem jeito: povo igual ao nordestino não existe! Pode até não ter tanta lapidação e profissionalismo, mas a gente sai bem mais feliz!

Mas de um modo geral valeu a pena. Voltei de Minas com mais dois pontinhos preenchidos no mapa e muitas coisitas na bagagem!


9 comentários:

  1. Devidamente incluída, Palominha...
    E me desculpe pelo lapso imperdoável.
    Minha cabeça estava péssima naquele dia, compreenda isso, tá?
    Adoro você.
    Adoro muitão...=)

    ResponderExcluir
  2. Realmente o hotel que vcs ficaram hospedadas é um fumo...eu fiquei sem saber o que falar de lá, só afirmei que era perigoso. Os hotéis centrais geralmente são péssimos.
    Numa próxima marque comigo que eu irei te levar em lugares bacanas. Ah! O Sushi fica perto do Café com Letras...um lugar que vale a pena ir a tarde ou a noite.
    Cara! E a Praça da Liberdade?
    Ah! Quando estive na cidade de Salvador tive que pagar pra entrar nas Igrejas do Pelourinho (acho um abuso isso, mas até em Tiradentes MG o povo cobrar). Além de ter que brigar com todos os taxistas de Salvador que nunca ligavam o taximetro. Turista sempre vive experiências diferentes de moradores...fato!
    Acha caro R$5,00 para subir na torre?!...e eu que paguei R$30,00 para andar 15 minutos no bondinho do RJ (o pessoal não facilita para o turismo).
    Gosto muito de Ouro Preto...lá é bacana! As igrejas de lá são todas absurdamente decoradas com ouro (mas tb cobram a entrada) Ah! Macacos fica a 30 minutos de BH, assim como o Topo do Mundo, que são lugares bacanas para se frequentar.
    Eu recomendo mesmo é passear no interior de MG...com certeza será imensamente bem recebida. As pessoas da capital vivem a loucura da rotina, do trânsito e do mal humor...kkk
    Eu estive fora no fim de semana, fui para o interior (que é tudo de bom).
    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Que viagem bacanérrima! Adoro Minas, no final do ano terei um curso por lá, mas no interior, em sítio e coisa e tal.

    Gostei das fotos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Já tava com saudades!
    Ah, amiga, sua viagem foi divertida ... tirando a baratinha no café (kkkkkkk q horror)!!!

    Quando você vier fazer prova aqui, fica aqui em casa!

    Também não entendo como as meninas conseguem fazer prova de salto agulha ... kkkkk. Alguém tem que avisar q só vale o cartão ..kkk. Por mim, eu vou de chinelinho mesmo!

    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  5. Aah, também vou ter meu mapinha marcado com inúmeros pontinhos. =]

    E que orgulho eu tenho da nossa cidade. Povo igual ao nosso não tem mesmo.

    E que caro viu!?

    Barata??
    Eca!
    Perdia a fome na mesma hora.

    E adoooro feirinhas!
    Faço a festa!
    hahahaha


    beeeijos, Loma!
    E boa sorte no resultado do concurso! ;]

    ResponderExcluir
  6. Uau!!! Mas que baita passeio hiper-mega-cultural, Palominha...
    Baratas no café nunca vi, que meda =P
    Morro de medo de baratas, argh!!!
    Moro em minas à alguns meses e realmente as pessoas aqui são bem afáveis e acolhedoras.
    Na cidade onde moro nem tem semáforos, os carros param quando você vai atravessar, bem primeiro mundo mesmo.
    Isso de ser mal atendida no hotel acontece mesmo em qualquer lugar, nesses casos eu simplesmente não me hospedo.
    Preciso conhecer Ouro Preto, deve mesmo ser um lugar inesquecível.
    Bem legal seu passeio =)
    Também quero =P

    Beijinhos, menina.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que foi a Ouro Preto. Deixar Minas sem conhecer essa parte do estado seria como se não tivesse ido a Minas. Morei em BH cinco anos, na minha infância, mas guardo poucas lembranças da cidade. Entre as que eu ainda guardo, estão as lembranças do Parque Municipal. rs. Deve ser pq eu era uma dessas crianças que brincavam por lá naquela época... rs.

    ResponderExcluir
  8. Eh isso ai amiga, eu viajando de ca e vc de la, hehehe. Pelo menos, alem das experiencias das provas, vc ganha a impagavel experiencia de conhecer novos lugares. Aproveite! E depois me conte quando sair o resultado do concurso. Bjos

    ResponderExcluir
  9. bacana..qr dizer q conheceu BH?

    poderia ter aproveitado mais...e tem hoteis muito bons!

    bjs

    ResponderExcluir