terça-feira, 29 de agosto de 2006

Degustando pequenos momentos

Acho que todo mundo concorda que as coisas despretensiosas, não planejadas são sempre as melhores. Melhores porque a surpresa sempre é boa quando não se espera nada, se não sempre pelo menos quase sempre.
Assim foi meu sábado! Tudo bem que acordar em boa companhia já facilita bastante a possibilidade de ter um bom dia, se for então seguido de um ótimo café da manhã, huuuum, acho que 50% de chances do dia ser ótimo!
O dia estava lindo e não havia nada programado. O cansaço da semana também não permitia muita empolgação para sair. Resolvemos apenas deixar um pouco a preguiça de lado e prepararmos enfim o salmão que estava no congelador há séculos para o nosso almoço.
Como não sou muito fã de salmão grelhado, resolvi procurar um molho de maracujá, pois já tinham me dito que combinava bem. Receita encontrada, hora de ir ao supermercado comprar o que faltava e outros detalhezinhos como entrada, bebida e sobremesa.
Hum, salmão lembra sushi! E nada melhor do que um combinado japonês para a entrada, compramos a bandejinha. Brocolis no shoyu para acompanhar e sorvete para a sobremesa. Faltava escolher a bebida. Um vinho leve cai bem. Vamos experimentar? Almáden Sunny Days.
Cozinhar é muito legal, principalmente a dois. Mais principalmente ainda quando o namorado ajuda a cortar as coisas e lava os pratos. Hummm, tem um perfume subindo. Melhor que cozinhar é comer o prato quando fica bom!
Assim tive um almoço maravilhoso, despretensiosamente maravilhoso. Como sou uma pessoa gente boa, vou compartilhar a receita com os leitores. Sofisticada, fácil de fazer e deliciosa. É impressionante como momentos felizes geralmente são tão simples! E viva os nossos sentidos!
Ingredientes:
½ kg de filé de salmão
2 maracujás azedos, pequenos
½ xícara (chá) de salsinha, picada finamente
1 cebola roxa pequena, fatiada
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de pimenta rosa
sal, açúcar e pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo:
1. Corte os maracujás ao meio, coloque a polpa e as sementes num liquidificador e bata por apenas 10 segundos. Passe o suco por uma peneira fina. Reserve o suco e despreze as sementes.
2. Coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando derreter junte a cebola, misture e refogue por 3 minutos.
3. Junte a salsinha e o suco de maracujá. Misture e deixe ferver.
4. Tempere com o sal, a pimenta, o mel e um pouquinho de açúcar se for necessário para quebrar a acidez do maracujá. Cozinhe por cinco minutos, acrescente a pimenta rosa e desligue.
5. Corte o salmão em dois pedaços de 250 gramas. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
6. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o azeite. Quando o azeite estiver bem quente, coloque o salmão. Deixe 3 minutos de cada lado e desligue. É importante não ficar virando o peixe, deixe três minutos, vire, deixe mais três minutos do outro lado e pronto.
7. Coloque o salmão num prato e regue com molho bem quente. Sirva imediatamente.

Receita retirada do site: panelinha.com.br

4 comentários:

  1. Ai, eu venero salmão grelhado! me convida dia desses, colega conterânea!

    beijos e vou te linkar

    ResponderExcluir
  2. saudades de ler seu blog, beijos Dri

    ResponderExcluir
  3. Oi Pa, te encontrei pelo mundo virtual, só assim pra te ver né?
    Salmão grelhado é mesmo uma delícia, procurarei alguém pra testar a receita pra mim, porque cozinhar eu não me arrisco não!!!
    E momentos simples e agradáveis são únicos, e ultimamente tem sido muitos esses momentos prazerosos na minha vida!
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. E eu concordo plenamente com você Paloma... É maravilhoso saber aproveitar esses pequenos momentos...

    ResponderExcluir