quarta-feira, 5 de abril de 2006

Níveis ou... desníveis!

Minha mãe e meu ex-namorado diziam coisas aparentemente parecidas, mas com significados muito diferentes. Quando eu era adolescente, ela dizia que eu deveria querer andar com pessoas de nível melhor que o meu. Ele me dizia que eu deveria me espelhar em pessoas de nível melhor que o meu. Referia-se ela a nível socioeconômico. Referia-se ele a nível intelectual, cultural etc. Os efeitos dessas afirmações são diametralmente diferentes e hoje vejo com clareza cada um deles.
Andar com pessoas de nível econômico melhor que o seu, sobretudo na adolescência, tem uma repercussão negativa, pois faz você vivenciar uma realidade que não é a sua e que você sabe que não pode ser – pelo menos naquele momento (poderá vir a ser um dia, quem sabe...)
Em contrapartida, andar com pessoas de nível cultural ou intelectual ou profissional superior ao seu é fator de motivação, é a certeza de que também se pode ser, é só querer e se dedicar.
Um desperta inveja, outro inspiração. Eu fico com a segunda opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário